Etarismo é preconceito com relação a idade

O etarismo – também conhecido como ageismo- é qualquer forma de preconceito, discriminação ou estereótipo que surge devido à idade de uma pessoa. As atitudes preconceituosas podem acontecer de maneira individual ou por meio de políticas e práticas em empresas.

A discriminação pela idade é uma questão tão séria que precisa ser combatida na mesma intensidade que os outros tipos de preconceitos, como os de raça ou condição social.

Pesquisas apontam que os estereótipos negativos do envelhecimento geram tratamentos injustos e até cruéis com os adultos mais velhos.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que a população mundial envelhece rapidamente. A projeção é que o número de pessoas com mais de 60 anos atinja a marca de 1,4 bilhão em 2030.

Para que o etarismo não cresça no mesmo ritmo, é importante que a sociedade e o mundo corporativo invistam em ações de conscientização. Em especial, nas que fortalecem o combate contra esse tipo de preconceito.

Pesquisa realizada no Brasil, pela consultoria Hype50 revela que  39% dos profissionais brasileiros acima de 55 anos se sentem excluídos ou descartados do mercado de trabalho.

Esse tipo de preconceito ocorre com comentários e insultos relacionados a idade, como:

“Não adianta ensinar, a idade não deixa aprender mais nada”. “Ele está muito velho para trabalhar. Por que não se aposenta logo?”. “Ela não serve para essa vaga. Precisamos de sangue novo”.

Essas são apenas alguns dos comentários e insultos que muitos profissionais de mais idade são obrigados a escutar todos os dias nas empresas. Além de preconceituosas, essas expressões não representam a verdade a respeito da maturidade.

A Falta de contratação de pessoas mais velhas é outra forma de etarismo. Nos anúncios das vagas, não há nada que indique a rejeição de profissionais acima dos 40 ou 50 anos.

Porém, os recrutadores dispensam os currículos enviados pelos candidatos de mais idade, sem nem ao menos entrevistá-los. Quando são chamados para as entrevistas, perdem normalmente a vaga para um profissional jovem que tem as mesmas qualificações, competências e habilidades.

Esse tipo de recrutamento e seleção não é, nem de longe, diversa e inclusiva.

A inclusão nada mais é do que uma empresa que dá oportunidade para todas as pessoas, desde a idade, gênero, etnia, religião, orientação sexual e condição física.

Fique atento! Se perceber esse tipo de preconceito, denuncie!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *