Sinthoresmar participa de reunião que discuti filiação da Fetrhotel em entidade internacional

Inês Ferreira

Representantes da diretoria do Sinthoresmar, entre eles a presidente Dalcirene Bernado Lourenço, participaram de reunião da Fetrhotel(Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul),em São Paulo. A reunião contou com a participação da diretoria executiva da Fetrhotel, qual Dalcirene faz parte.

A reunião tratou de assuntos relacionados a categoria. Na ocasião, a diretoria executiva da Fetrhotel discutiu a possível filiação da entidade à FIT(Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes). A FIT é um organismo internacional presente em mais de 150 países, que representa quase 18,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do mundo todo.

Segundo o presidente da Fetrhotel, Cícero Lourenço Pereira, a proposta de filiação ao órgão internacional foi apresentada a diretoria, que deverá analisar a proposta e decidir sobre a filiação.

A apresentação da FIT a diretoria da Fetrhotel foi feita por Emiliano Daniel Addisi,Secretário Regional Adjunto – ITF América Latina & El Caribe.

O que é a FIT

A FIT foi fundada em 1896. Trata-se de uma organização internacional que visa abranger sindicatos de trabalhadores e de trabalhadoras em transportes em todos os países, independentemente de cor, nacionalidade, raça ou religião.

A entidade é democrática e liderada pelos afiliados, reconhecida como a autoridade em transportes líder no mundo. A FIT luta para melhorar a vida profissional, conectando 740 sindicatos afiliados.

A sede da entidade fica em Londres, com escritórios em Abidjã, Amã, Genebra, Hong Kong, Montreal, Nairóbi, Nova Déli, Panamá, Rio de Janeiro, Cingapura, Sydney e Tóquio.

Objetivo

A entidade tem o objetivo de promover o respeito pelos sindicatos e os direitos humanos no mundo todo, trabalhar pela paz com base na justiça social e no progresso econômico.

Também faz parte dos princípios da entidade ajudar sindicatos afiliados a defender os interesses dos seus membros, prestar serviços de pesquisa e informação aos afiliados, prestar assistência geral aos trabalhadores em transportes que estejam em dificuldade.

Trata-se de um organismo sindical livre, que em 2009, acolheu como membros os sindicatos, que previamente faziam parte da tradição da FIOST.

A entidade foi fundada para defender e promover internacionalmente os interesses sociais e econômicos de todos os trabalhadores e trabalhadoras em transportes e seus sindicatos, pela defesa da democracia, e da liberdade, opondo-se ao colonialismo, imperialismo, totalitarismo e agressão em todas suas formas, e a qualquer discriminação baseada no gênero, nacionalidade, raça ou cor, idade, orientação sexual, incapacidade ou crenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *